Polarização ideológica não interessa a ninguém e muito menos à imprensa

Lins da Silva comenta aqui resultado de uma pesquisa segundo a qual nenhum veículo de imprensa tem a confiança plena e total da população americana

 10/02/2020 - Publicado há 4 anos

Pesquisa recente indica que nenhuma fonte de notícias tem a confiança da maioria dos norte-americanos. Republicanos e democratas dividem percepções diferentes em relação aos veículos de mídia tradicionais. Para o professor Carlos Eduardo Lins da Silva, a pesquisa, feita por uma entidade respeitável, mostra a que ponto se chegou, nos EUA, a polarização ideológica. “De uma maneira geral, isso demonstra que os Estados Unidos estão se tornando um país realmente de duas alas, e uma não entende a outra.”

Ainda de acordo com o colunista, tal divisão é muito grave para aquele país, como acabou de acontecer no processo de impeachment do presidente Donald Trump e “como vai se ver com mais força ainda nas eleições”. Os jornalistas, por seu lado, não têm reagido da maneira que deveriam aos ataques que partem do governo Trump e dos republicanos, como demonstra um episódio recente, no qual a rede CNN não foi convidada para um almoço oferecido pelo presidente americano a diversos veículos da imprensa. Já a imprensa inglesa, num caso similar, reagiu a contento.

Lins da Silva adverte para a necessidade de se estar atento para que essas opiniões divergentes em relação à imprensa não ocorram no Brasil, onde já está começando a haver uma divisão entre os leitores de alguns veículos. “A lição dos Estados Unidos é uma lição que deve ser estudada com calma, porque os efeitos para a sociedade de uma nação tão dividida e polarizada como está a nação americana são muito negativos”, conclui o colunista.

Acompanhe a íntegra da coluna pelo link acima.


Horizontes do Jornalismo
A coluna Horizontes do Jornalismo, com o professor Carlos Eduardo Lins da Silva, vai ao ar quinzenalmente, segunda-feira às 8h30, na Rádio USP (São Paulo 93,7; Ribeirão Preto 107,9) e também no Youtube, com produção  da Rádio USP,  Jornal da USP e TV USP.

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