Soluções inovadoras na área da saúde são grande desafio do Hackmed

Hackathon de saúde será o primeiro do tipo no Brasil e é fruto de parceria entre a USP e o Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT)

 20/01/2020 - Publicado há 4 anos     Atualizado: 28/01/2020 as 17:53
Logo da Rádio USP

O Hackmed é um hackathon de saúde organizado pela Faculdade de Medicina (FM) da USP. Promovido pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) desde 2011, tendo edições em mais de 25 países, esta é a primeira vez do evento no Brasil e contará com uma conferência com profissionais brasileiros e estrangeiros renomados.

A ideia desse hackathon é promover um desafio entre equipes com intuito de desenvolvimento de projetos de inovação, neste caso relacionados com a área da saúde. Os itens dos desafios já são pré-definidos e servirão de base para soluções de problemas identificados na área. Alguns exemplos são: desenvolvimento de projetos sobre saúde do idoso, atenção básica da saúde, saúde mental e atendimento de paciente cirúrgico.

“O objetivo é colocar pessoas de diversas áreas para pensarem juntas em soluções desses problemas”, afirma a professora Maria José Carmona, presidente do Centro de Inovação Tecnológica do Instituto Central do Hospital das Clínicas (ICHC) da FM-USP, ao Jornal da USP no Ar. Ela diz ainda que já ocorreu o processo seletivo das equipes que participarão do hackathon nos dias 1º e 2 de fevereiro e que essas equipes selecionadas já estão sendo capacitadas.

Maria José explica porque é relevante ter esse desafio realizado na Faculdade de Medicina. “O grande diferencial desse hackathon é o fato de ele estar ocorrendo dentro do Hospital das Clínicas, porque as melhores equipes, projetos e soluções já poderão ser incubadas e resolver problemas do próprio HC.”

Outro objetivo do Hackmed é o potencial para parcerias com empresas e universidades. A contribuição das empresas dá oportunidade para desenvolvimento dos projetos, além do hackathon, com mentorias, sendo oferecidas como prêmio, por exemplo. A parceria com o MIT foi resultado de conversas feitas pelo estudante da Medicina Cauê Gasparotto Bueno, quando ele estava em intercâmbio em Harvard (Boston).

Para os interessados, ainda é possível participar da conferência do Hackmed, que vai acontecer na sexta-feira, dia 31 de janeiro. O lote está nas últimas vagas disponíveis e você encontra mais informações acessando aqui ou em www.hackmed.com.br. As inscrições poderão ser feitas no site na parte inscreva-se

Ouça a entrevista completa no player acima.


Jornal da USP no Ar 
Jornal da USP no Ar é uma parceria da Rádio USP com a Escola Politécnica e o Instituto de Estudos Avançados. No ar, pela Rede USP de Rádio, de segunda a sexta-feira: 1ª edição das 7h30 às 9h, com apresentação de Roxane Ré, e demais edições às 14h, 15h e às 16h45. Em Ribeirão Preto, a edição regional vai ao ar das 12 às 12h30, com apresentação de Mel Vieira e Ferraz Junior. Você pode sintonizar a Rádio USP em São Paulo FM 93.7, em Ribeirão Preto FM 107.9, pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo do Jornal da USP no celular. 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.