Uso do protetor solar é imprescindível no verão

Pele de criança, muito clara ou acneica exige cuidados especiais nesta época do ano em que o sol não dá trégua

 17/01/2020 - Publicado há 4 anos     Atualizado: 20/01/2020 as 8:29

Todos nós sabemos que, nesta época do ano, em que o sol “bate forte”, todo cuidado é pouco para proteger a pele, daí a importância do uso dos filtros solares. O que nem todas as pessoas sabem, porém, é que existem tipos de pele que requerem um cuidado especial, como os das crianças de até 2 anos de idade, por exemplo, que só devem tomar sol – assim mesmo por um tempo mínimo de exposição, coisa de 15 minutos – antes das 10h e depois das 16h, com o cuidado de que o protetor solar seja reaplicado a cada vez que saírem da água, seja esta da piscina ou do mar.

Foto: Fort Meade on Visual hunt / CC BY

A dica é da professora Maria Valeria Robles Velasco, do Departamento de Cosmetologia da Faculdade de Ciências Farmacêuticas, que também comenta a atenção que se deve ter com a pele acneica, para a qual podem ser encontrados produtos específicos no mercado que têm capacidade de absorver melhor a oleosidade da pele. E que ninguém se engane: quem tem acne só vai piorar essa condição caso não aplique o protetor.

Por fim, a professora também oferece seu conselho àqueles com pele muito clara. Estes devem usar um fator de proteção solar mais alto, a partir do fator 30, mas com o cuidado de sempre reaplicar o produto. E o aconselhável é que o uso seja diário, e não apenas na piscina ou na praia. Com isso, é possível evitar rugas ou manchas na pele.

Acompanhe, pelo player acima, a íntegra da entrevista.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.