Acidentes com queimaduras preocupam no mês das festas juninas

Queimaduras fazem 1 milhão de acidentes por ano no Brasil. Crianças são 300 mil. Álcool é o principal fator dos acidentes

Junho é o mês em que se intensificam as campanhas de prevenção às queimaduras, em função das festas juninas. Balões, fogueiras e fogos de artifício fazem crescer o número de acidentes com queimaduras em todo o País nesta época do ano. E não são poucos os casos de queimaduras.

Segundo a Sociedade Brasileira de Queimaduras, pelo menos 1 milhão de acidentes desse tipo acontecem no Brasil por ano, sendo 300 mil apenas em crianças.

O professor Jaime Farina, da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP, é coordenador da Unidade de Queimados do Hospital das Clínicas de Ribeirão, que interna cerca de 150 pessoas por ano vítimas de queimaduras.

Segundo o professor, o número de acidentes por ano está estável no Brasil, mas, mesmo assim, é preciso reforçar as campanhas de prevenção. Ele afirma que o uso inadequado do álcool líquido é o principal responsável pelos acidentes.

 

 

.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.