Momento Odontologia #46: Lesões bucais

Aftas, sapinho e hiperplasia são algumas das lesões bucais mais comuns. Este episódio do Momento Odontologia discute quais os tratamentos para cada tipo de problema e alerta: todos são suscetíveis a essas doenças

 03/02/2020 - Publicado há 4 anos
Momento Odontologia - USP
Momento Odontologia - USP
Momento Odontologia #46: Lesões bucais
/

Neste episódio do Momento Odontologia, a professora Camila Galo, do Departamento de Estomatologia da Faculdade de Odontologia (FO) da USP, explica o que são lesões bucais e como tratá-las. Ela conta que a distribuição das doenças que afetam a boca depende da faixa etária, etnia, condição socioeconômica, status imunológico e hábitos nocivos (como o tabagismo) da população avaliada.

A afta é uma das lesões mais comuns, causada por mordidas acidentais durante a mastigação e até mesmo por problemas estomacais como gastrite. Nas crianças, algumas lesões comuns são a gengivoestomatite herpética primária e a candidose. Camila explica que a primeira corresponde ao primeiro contato da criança com o vírus do herpes simples, enquanto que a segunda, mais conhecida como sapinho, é comum nos primeiros 18 meses de vida devido a imaturidade do sistema imunológico frente ao contato com fungos.

A docente também ressalta que as complicações bucais podem ocorrer também na terceira idade: “Na população idosa, de menor poder aquisitivo, são comuns as lesões reativas por próteses mal-adaptadas, como a estomatite protética e a hiperplasia fibrosa inflamatória”. Além disso, a exposição prolongada ao sol pode causar queilite actínica, uma lesão com potencial de transformação maligna que acontece no lábio inferior.

Saiba mais sobre lesões bucais ouvindo o podcast na íntegra.

Ficha Técnica

Edição sonora: Gabriel Soares
Produção: Rosemeire Talamone e Letícia Acquaviva

Produção e Apresentação Rosemeire Talamone
CoProdução: Alexandra Mussolino de Queiroz (FORP), Letícia Acquaviva (FO), Paula Marques e Tiago Rodella (FOB)
Edição: Rádio USP Ribeirão
E-mail: ouvinte@usp.br
Você pode sintonizar a Rádio USP em São Paulo FM 107,9; ou Ribeirão Preto FM 107.9, ou pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo no celular para Android e iOS  
 
 

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.