Hospital das Clínicas é reconhecido por atendimento a idosos

Atuação notável em áreas como Geriatria e Gerontologia foi reconhecida pela Secretaria de Estado da Saúde

 18/12/2019 - Publicado há 4 anos
Logo da Rádio USP

Pacientes com idade mais avançada demandam cuidados especiais dos agentes de saúde. Por manter um padrão alto de qualidade e eficiência no atendimento de idosos, o Hospital das Clínicas (HC) recebeu o selo Hospital Amigo do Idoso da Secretaria de Estado da Saúde. O reconhecimento é uma “chancela a hospitais e instituições que se mostram capazes de distinguir as necessidades do idoso daquelas que são dos clientes de outras idades”, explicou ao Jornal da USP no Ar o médico Wilson Jacob Filho, diretor do Serviço de Geriatria do HC da Faculdade de Medicina da USP (FMUSP).

Ele explica que o esforço do HC em dar a devida atenção aos idosos é também uma tentativa de traduzir essa cultura para outras áreas. Dessa forma, a sociedade estaria mais bem preparada para o inevitável fenômeno do envelhecimento da população pelo qual o Brasil passa. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) projeta que, até 2060, o País terá uma população de idosos superior à de jovens.

Foto: Pixabay – CC

O Instituto Central do Hospital das Clínicas tomou uma série de medidas para garantir a qualidade do atendimento aos paciente com mais de 60 anos. Por exemplo, houve uma ampliação do horário de visita na enfermaria do Serviço de Geriatria, e a própria equipe multidisciplinar da área promove a capacitação de novos profissionais. “Nós queremos que as pessoas se baseiem em nosso reconhecimento das necessidades de quem envelhece, e façam disso práticas habituais”, pontua Jacob Filho.

Atualmente, o HC conta com cerca de 4 mil pacientes no Serviço de Geriatria e, segundo o diretor, são atendidos conforme suas necessidades em uma média de duas a quatro vezes por ano. Ele pontua que é um número pequeno, se comparado ao universo da população de idosos no Brasil, porém, ainda sim, é um número expressivo. Para o professor, as áreas da Geriatria e Gerontologia serão responsáveis por uma melhora geral do atendimento de saúde, sem o custo da alta complexidade.

Ouça a matéria completa no player acima.


Jornal da USP no Ar 
Jornal da USP no Ar é uma parceria da Rádio USP com a Escola Politécnica e o Instituto de Estudos Avançados. No ar, pela Rede USP de Rádio, de segunda a sexta-feira: 1ª edição das 7h30 às 9h, com apresentação de Roxane Ré, e demais edições às 14h, 15h e às 16h45. Em Ribeirão Preto, a edição regional vai ao ar das 12 às 12h30, com apresentação de Mel Vieira e Ferraz Junior. Você pode sintonizar a Rádio USP em São Paulo FM 93.7, em Ribeirão Preto FM 107.9, pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo do Jornal da USP no celular. 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.