Programa de Formação de Professores da USP equilibra teoria e prática

Com 15 anos, projeto reúne as premissas fundamentais para a formação de professores da educação básica, conta Cláudia Galian

 07/11/2019 - Publicado há 4 anos     Atualizado: 08/11/2019 as 12:44

Com o objetivo de reunir as premissas essenciais para a formação de professores da educação básica, nasce o Programa de Formação de Professores (PFP) da USP, no ano de 2004. A Faculdade de Educação (FE) da USP organiza o evento de celebração dos 15 anos do projeto, com o intuito de discutir os pontos firmados pelo programa em um cenário de risco potencial à autonomia universitária. Quem conversa com o Jornal da USP no Ar é a professora Cláudia Galian, que está à frente da Comissão Coordenadora de Cursos de Licenciatura da FE.

O PFP resulta do acúmulo de discussões da FE com as outras unidades USP que têm cursos de licenciatura. Cláudia esclarece que “a maior parte da licenciatura da Universidade é cursada na Faculdade de Educação”. O estudante que faz Biologia, na modalidade de licenciatura, possui disciplinas na FE, assim como quem cursa licenciatura em Matemática e assim por diante. Além de estabelecer os parâmetros de articulação entre os institutos, o PFP cumpre um papel determinante ao equilibrar teoria e prática e pensar os estágios supervisionados.

A professora também comenta que o campo da educação foi surpreendido pela terceira versão das Diretrizes Curriculares Nacionais e Base Nacional Comum para a Formação Inicial e Continuada de Professores da Educação Básica. Para Cláudia, o parecer altera questões que haviam sido superadas pelos educadores, retomando uma perspectiva instrumental e tecnicista do ensino, indo na contramão do PFP.

O evento será entre 7 e 8 de novembro, na FE. A primeira mesa vai abordar a origem e contexto da criação do PFP, e a programação completa pode ser acessada no site da Faculdade de Educação.

Ouça a entrevista, na íntegra, no player acima.


Jornal da USP no Ar 
Jornal da USP no Ar é uma parceria da Rádio USP com a Escola Politécnica e o Instituto de Estudos Avançados. No ar, pela Rede USP de Rádio, de segunda a sexta-feira: 1ª edição das 7h30 às 9h, com apresentação de Roxane Ré, e demais edições às 14h, 15h e às 16h45. Em Ribeirão Preto, a edição regional vai ao ar das 12 às 12h30, com apresentação de Mel Vieira e Ferraz Junior. Você pode sintonizar a Rádio USP em São Paulo FM 93.7, em Ribeirão Preto FM 107.9, pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo do Jornal da USP no celular. 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.