Reitoria sedia sessão plenária do Conselho Estadual de Educação

Pela segunda vez desde a sua fundação, o Conselho realiza uma reunião nas dependências da Universidade

12/03/2020 - Publicado há 4 anos     Atualizado: 13/03/2020 as 18:51
A reunião foi realizada no prédio da Reitoria da USP, no dia 11 de março – Foto: Marcos Santos/USP Imagens

A 2.754ª Sessão Plenária Ordinária do Conselho Estadual de Educação (CEE) – órgão normativo e consultivo do sistema educacional paulista – foi realizada no dia 11 de março, no Prédio da Reitoria da USP.

Essa foi a segunda vez que uma reunião do órgão aconteceu nas dependências da Universidade. A primeira foi ainda na época da criação do CEE, em 1963.

“De certa maneira, essa é também uma sessão histórica. O Conselho e a USP têm muitos pontos em comum e essa reunião, realizada no prédio da Reitoria, simboliza a comunhão de esforços pela educação pública no Brasil”, afirmou o presidente do Conselho, Hubert Alquéres, na abertura do evento.

O reitor da USP, Vahan Agopyan, fez questão de lembrar que “quando a Universidade foi idealizada, em 1934, uma de suas atribuições foi justamente contribuir para melhorar o Ensino Básico. Para cumprir bem essa decisão, é fundamental mantermos uma forte ligação com esse Conselho, que hoje é o guardião da educação do Estado de São Paulo”.

USP e as escolas públicas

O vice-reitor Antonio Carlos Hernandes destacou que, desde 2017, a USP tem desenvolvido um trabalho com as escolas estaduais do Ensino Médio por meio do programa Vem Pra USP!, que possui duas iniciativas importantes: o Programa USP EducaSP, que oferece cursos gratuitos para estudantes do ensino médio; e a Competição USP do Conhecimento (CUCo), que incentiva o ingresso dos jovens da rede pública nos cursos de Graduação e auxilia a melhorar o desempenho nas disciplinas que compõem o conteúdo programático dos processos seletivos de acesso ao ensino superior.

“Só no vestibular deste ano, aproximadamente 500 estudantes oriundos das escolas públicas ingressaram na USP por meio do CUCo. Somando-se as três edições da competição, temos mil alunos matriculados, e nossa expectativa é que esse número aumento ainda mais”, explicou Hernandes.

[A partir da esquerda] Edmund Chada Baracat, Antonio Carlos Hernandes, Vahan Agopyan, Hubert Alquéres e Ghisleine Trigo Silveira – Foto: Marcos Santos/USP Imagens
O pró-reitor de Graduação, Edmund Chada Baracat, lembrou que, entre os dias 5 e 7 de julho, a USP realizará o 6º Congresso de Graduação, oferecerá fóruns de discussão específicos sobre os cursos de licenciatura, mesa de discussão sobre o papel das Universidades na formação de professores e workshops sobre novas tecnologias de ensino.

Conselho Estadual da Educação

Criado em 1963, o Conselho Estadual de Educação atua como órgão normativo, deliberativo e consultivo do sistema educacional público e privado paulista. Além de estabelecer regras para todas as escolas de educação infantil, ensino fundamental, ensino médio e profissional, o Conselho também orienta as instituições de ensino superior públicas do Estado e credencia seus cursos.

Atualmente, o órgão possui 24 conselheiros, com mandatos de três anos.