Ciência USP #21: O que é CRISPR e por que se fala tanto sobre ele?

O cientista russo Denis Rebrikov causou um belo rebuliço na comunidade científica depois que revelou seu controverso plano para usar CRISPR em embriões humanos. Neste episódio, explicamos como funciona essa ferramenta de edição genética. E mais: os medalhistas do iGEM 2019, e uma informação de utilidade pública.

06/11/2019 - Publicado há 4 anos
Ciência USP - USP
Ciência USP #21: O que é CRISPR e por que se fala tanto sobre ele?
/

O cientista russo Denis Rebrikov causou um belo rebuliço na comunidade científica depois que revelou seu controverso plano para usar CRISPR em embriões humanos. CRISPR é uma ferramenta de edição genética que, em poucos anos, se espalhou por todos os laboratórios onde há pesquisadores trabalhando com informações dos genes.

Neste episódio, conversamos com um destes pesquisadores: Nicolas Hoch usa CRISPR para estudar reparo de DNA em células de pessoas com doenças genéticas raras. Ele é professor do Instituto de Química (IQ) da USP e explicou como um mecanismo originalmente descoberto nas bactérias hoje ajuda os cientistas a identificar as funções dos genes.

Também neste episódio…

Você já conheceu os projetos de algumas equipes brasileiras no Ciência USP #15. Agora, temos os resultados da competição! Cinco equipes brasileiras são medalhistas no iGEM 2019, competição de biologia sintética que reúne estudantes de diversas partes do mundo.

E a Crisley Santana, da editoria de Universidade do Jornal da USP, conta como é possível ajudar a ciência mesmo após a morte.

Apresentação: Silvana Salles
Produção: Ivanir Ferreira