Brasil está na Bienal de Arquitetura de Chicago

A inauguração será no dia 19, com a apresentação do primeiro imóvel do Fundo Imobiliário para Aluguel Comunitário

 16/09/2019 - Publicado há 5 anos

Logo da Rádio USP

O Brasil estará na Bienal de Arquitetura de Chicago no próximo dia 19. Em sua coluna Ouvir Imagens, na Rádio USP, Giselle Beiguelman comenta a importância da presença brasileira (clique no player acima). “Participam Carmen Silva, a sensacional líder do Movimento Sem Teto do Centro, o MSTC em si, em colaboração com a Escola da Cidade e o Grupo Inteiro, a Usina – Centro de Trabalhos para o Ambiente Habitado, a artista Virginia de Medeiros, e o Fundo Imobiliário para Aluguel Comunitário (Fica), sobre o qual irei me deter aqui.”

O Fica, segundo explica a professora, é um fundo imobiliário criado e gerido por uma associação da sociedade civil e sem ­fins lucrativos. “Seu objetivo é garantir moradia acessível nas grandes cidades de forma permanente.”

Os expositores irão apresentar uma reprodução em escala 1:1 do primeiro imóvel adquirido pelo Fica. “Eu conversei com um dos membros da associação, o professor Renato Cymbalista, que é meu colega na FAU-USP, e ele me explicou que o projeto opera por meio de doações privadas e receitas vindas de projetos que são depositadas em um fundo.”

A artista e professora Giselle Beiguelman, da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP, explica que o objetivo final da captação de recursos é a compra de imóveis no Centro de São Paulo em nome da associação. “Os imóveis adquiridos com recursos do fundo são destinados prioritariamente a apartamentos pequenos, em regiões centrais, servidos de infraestrutura, redes de transporte e empregos.”

Ela destaca que esses imóveis são alugados por um valor não especulativo e que não pode ultrapassar 30% da renda mensal da família. “A ideia é evitar assim a expulsão dos mais pobres das regiões centrais pela especulação imobiliária. A seleção é bastante objetiva: atende pessoas que vivem  no bairro que estejam ameaçadas de despejo, por exemplo, e que trabalhem nas redondezas.”

O fundo está aberto a doações e, para conhecer melhor, basta entrar no site fundofica.org.

Mais informações sobre o Fica e a Bienal de Arquitetura de Chicago, acesse:

www.desvirtual.com

 


Ouvir Imagens 
A coluna Ouvir Imagens, com a professora Gisele Beiguelman, vai ao ar quinzenalmente, segunda-feira às 8h, na Rádio  USP (São Paulo 93,7; Ribeirão Preto 107,9) e também no Youtube, com produção da Rádio USP,  Jornal da USP e  TV USP.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.