Estudo aponta melhora em taxa de reincidência da neuromielite óptica

Taxa de recidivas passou de 43% para 3% no grupo que recebeu anticorpos

 20/08/2019 - Publicado há 5 anos

Logo da Rádio USP

Nesta edição da coluna Minuto do Cérebro, o professor Octávio Pontes Neto explica o que é a neuromielite óptica e quais as novidades no tratamento dessa doença.

O professor Pontes Neto conta que “a neuromielite óptica é uma doença inflamatória autoimune, que atinge o sistema nervoso central”, em que o sistema imunológico, responsável por proteger o nosso organismo de infecções por vírus e bactérias, “altera-se e monta uma resposta inflamatória inapropriada contra agentes do próprio sistema nervoso central”.

De acordo com o professor, as alterações no sistema e a resposta inflamatória afetam principalmente os nervos ópticos e a medula espinhal, o que leva a pessoa a uma incapacidade progressiva.

Pontes Neto fala que nesta semana o “New England Journal of Medicine publicou o resultado de um estudo multicêntrico que testou anticorpos para bloquear a ação de determinados agentes, tendo potencial para ser útil na prevenção de recidivas da doença”, ou seja, no reaparecimento da neuromielite após um período sem sintomas.

O estudo envolveu 143 pacientes com a doença e foi interrompido após dois anos de seguimento, quando foi observada taxa de redução de recidivas de 43% para 3% no grupo que recebeu os anticorpos.

Ouça acima, na íntegra, a coluna Minuto do Cérebro.


O minuto do Cérebro
A coluna O minuto do Cérebro, com o professor Octávio Pontes Neto, vai ao ar quinzenalmente,  terça-feira às 8h30, na Rádio USP (São Paulo 93,7; Ribeirão Preto 107,9) e também no Youtube, com produção da Rádio USP,  Jornal da USP e TV USP.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.