Marketing de vigilância “torce a realidade” do usuário

“A publicidade está se misturando com o conteúdo editorial, de tal forma que começa a criar uma ‘alteração da realidade'”, diz Luli Radfahrer

 16/08/2019 - Publicado há 5 anos

Nesta edição de sua coluna, o professor Luli Radfahrer comenta sobre o marketing de vigilância, isto é, um novo modelo de marketing usado, sobretudo, na internet e nas mídias sociais. Radfahrer explica que a principal diferença entre o marketing de vigilância e o convencional é o nível de personalização do conteúdo. “A maior parte das empresas vigia os dados privados de seus usuários. A partir disso, monta-se uma comunicação baseada nesses dados”, discorre o professor.

Radfahrer alerta para a importância de se estabelecer limites na prática do marketing de vigilância. “A publicidade está se misturando com o conteúdo editorial, de tal forma que começa a criar uma ‘alteração da realidade'”, comenta o professor sobre os impactos nocivos desse novo modelo de marketing.

Ouça, no player acima, a íntegra da coluna Datacracia.


Datacracia
A coluna Datacracia, com o professor Luli Radfahrer, vai ao ar quinzenalmente, sexta-feira às 8h, na Rádio USP (São Paulo 93,7 ; Ribeirão Preto 107,9 ) e também no Youtube, com produção da Rádio USP Jornal da USP e TV USP.

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