No Diversidade em Ciência, Ricardo Alexino Ferreira entrevista a etnomusicóloga Marlui Miranda, que pesquisou, produziu e interpretou músicas de diversas etnias indígenas, objetivando sua preservação, interpretação e recriação. Ela é considerada a mais importante pesquisadora desse tipo de música do Brasil. Os seus estudos sobre a produção musical de diferentes grupos indígenas brasileiros resultaram em uma obra extensa e em vários álbuns musicais como Ihu – Todos Os Sons (1996); Rio Acima (1986); Revivência (1983); Olho D’água (1979), dentre outros.
Marlui Miranda lançou, recentemente, o CD Fala de Gente, Fala de Bicho, com músicas do povo juruna, acompanhada de músicos como John Surman, Nelson Ayres, Rodolfo Stroeter e Caito Marcondes. Atualmente doutoranda em música na ECA (Escola de Comunicações e Artes) da USP, ela também foi a vencedora do 26º Prêmio da Música Brasileira, na categoria Música Regional, como melhor cantora, e é diretora da Associação IHU Pro Música e Arte Indígenas, sendo ainda participante do Grupo de Pesquisa Línguas Indígenas Brasileiras (Linbra) da Unesp.
Em 1993, Marlui Miranda contribuiu com um projeto de lei para a proteção de direitos de autor para os povos indígenas, na revisão do Estatuto do Índio.
O Diversidade em Ciência é um programa de divulgação científica voltado para as ciências das diversidades e direitos humanos e vai ao ar toda segunda-feira, às 13 horas, com reapresentações às terças-feiras, às duas horas da manhã, e aos sábados, às 14 horas, com direção e apresentação do jornalista, professor da USP e membro da Comissão de Direitos Humanos da USP, Ricardo Alexino Ferreira, e operação de áudio de João Carlos Megale.
O Diversidade em Ciência é gravado nos estúdios do Departamento de Comunicações e Artes/Educomunicação, da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP).
A Rádio USP pode ser sintonizada em 93,7 MHz/SP ou pelo link http://www.radio.usp.br/?page_id=5404