Áreas de proteção ambiental amazônicas estão ameaçadas por projetos de desenvolvimento

Iniciativas ferem as populações indígenas locais, ocasionando superlotação de áreas urbanas e aumento da pobreza

 26/06/2019 - Publicado há 5 anos
Por

Levantamento feito por pesquisadores de seis países mostra que 68% das áreas de proteção ambiental de territórios indígenas da Amazônia estão ameaçadas em razão de projetos de infraestrutura. Wagner Costa Ribeiro, professor da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP, comenta os impactos sobre as populações locais e os prejuízos para o País.

A intervenção na floresta amazônica interfere no modo de vida de populações locais, que vivem do oferecimento de mantimentos da natureza. Além disso, traz um modelo de desenvolvimento ultrapassado, considerando que a Amazônia oferece diversos recursos para pesquisa e desenvolvimento científico.

Os povos indígenas, ao terem suas terras retiradas, têm como única saída a migração para as cidades grandes. Tal fato intensifica o inchaço de áreas urbanas e a pobreza em regiões periféricas. Apesar de o desenvolvimento de infraestrutura ser vantajoso para o País, deve-se focar primeiramente em áreas urbanas, como São Paulo, que, apesar do tamanho, possui locais sem saneamento básico. Trabalhando a infraestrutura nos grandes centros haverá maior oferta de emprego e movimentação econômica.

Ouça a matéria na íntegra no áudio acima.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.