Serrapilheira financiará pesquisas da USP e abre edital para divulgação científica

Novo programa do Instituto Serrapilheira é voltado para a divulgação científica e oferece vaga em evento e possibilidade de financiamento

06/05/2019 - Publicado há 5 anos

.

O Instituto Serrapilheira anunciou os 24 cientistas contemplados com até R$ 100 mil para desenvolver projetos por um ano, inseridos na 2ª Chamada Pública de Pesquisa Científica. Entre os contemplados estão quatro estudos ligados à USP: um da área de Geociências, dois da área de Ciências da Vida e um de Matemática.

O pós-doutorando Victor Sacek, do Departamento de Geociências do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG), recebeu o incentivo para seu projeto tratando do tema Evolução paleogeográfica da Amazônia baseada em modelos numéricos geodinâmicos.

Em Ciências da Vida, os beneficiados foram o professor Paulo Teixeira, do Departamento de Ciências Biológicas da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq), com o tema Doenças são a exceção e não a regra: Por que as plantas são imunes à maioria dos patógenos?, e a professora Ana C. Takakura, do Departamento de Farmacologia do Instituto de Ciências Biomédicas (ICB), com a pesquisa Explorando a associação entre as alterações respiratórias neuronais e funcionais na doença de Parkinson.

Em Matemática, a professora do Departamento de Matemática Aplicada do Instituto de Matemática e Estatística (IME), Luciana Luna Anna Lomonaco, foi contemplada por conta do projeto O conjunto de Mandelbrot e suas cópias.

Após um ano, os 24 projetos serão reavaliados e três deles poderão receber até R$ 1 milhão, por três anos. Além de receber ajuda financeira, os beneficiados participarão de treinamentos, workshops e eventos de integração, como o Encontros Serrapilheira.

Participantes do evento Camp Serrapilheira realizado em setembro de 2018 no Museu do Amanhã, Rio de Janeiro – Foto: Filipe Costa / Agência Rastro via Instituto Serrapilheira

Chamada pública para divulgação científica

O instituto está agora com as inscrições abertas para outra iniciativa: a 2ª Chamada Pública de Divulgação Científica. Serão selecionados 35 projetos considerados inovadores para participar do evento Camp Serrapilheira. O Camp será realizado no Rio de Janeiro, no segundo semestre, e trará palestras, debates, workshops e sessões científicas com o objetivo de mapear e fornecer apoio a novas formas de divulgação científica no Brasil.

Podem participar representantes de iniciativas estruturadas com experiência prévia em trabalhar com conteúdos científicos, cientistas com atividades de divulgação e não cientistas que possam demonstrar relação com temas científicos. São aceitos diversos tipos de iniciativa: arte, ciência cidadã, educação, jornalismo impresso ou digital, mídias digitais, museus, eventos, programas, rádio e televisão e também projetos que não se enquadrem no sentido clássico de divulgação científica.

Na segunda etapa do processo, os 14 melhores projetos terão financiamento de até R$ 100 mil. As submissões vão até o dia 7 de junho.

Para inscrições e mais informações, acesse o site.