Como fazer o descarte correto do seu lixo eletrônico na USP

Na USP, você pode descartar seu lixo eletrônico no Centro de Descarte e Reúso de Resíduos de Informática (Cedir)

15/02/2019 - Publicado há 5 anos     Atualizado: 18/02/2019 as 14:43
Logo da Rádio USP

A problemática do lixo eletrônico vem à tona, pois o mundo, cada vez mais conectado, está produzindo também cada vez mais equipamentos eletrônicos. Uma das soluções para esse problema está na reciclagem desses materiais, que muitas vezes ainda estão em condição de uso, precisando apenas de alguns ajustes.

Na Universidade de São Paulo, existe o Centro de Descarte e Reúso de Resíduos de Informática, o Cedir, coordenado pela professora Tereza Cristina Carvalho, da Escola Politécnica da USP,  também coordenadora do Laboratório de Sustentabilidade da Poli.

“No Cedir, verificamos se [os equipamentos de informática e comunicação] estão em estado de uso, se podem ser reutilizados. As vezes se coloca mais memória, mais disco e troca de teclados e eles podem ser utilizados”, explica Tereza Cristina.

Lixo eletrônico – Foto: Marcos Santos/USP Imagens

O Cedir está localizado na Av. Professor Lúcio Martins Rodrigues, Travessa 4, n° 380, dentro da Cidade Universitária da USP. O centro está no Lassu, Laboratório de Sustentabilidade da Poli/USP. Para quem quiser fazer o descarte de equipamentos eletrônicos no Cedir, deve primeiro agendar no e-mail: cedir@usp.br, como disse a professora. Há também os seguintes telefones para contato: 3091-8238 ou 3091-8237. Alguns dos equipamentos aceitos são: CDs, DVDs, CPU, impressoras, monitores, mouses, scanners, teclados, telefones, celulares e webcams.