A três dias das eleições, quadro dá mostras de estar indefinido

André Singer comenta a rejeição ao candidato Jair Bolsonaro, que subiu, enquanto a de Fernando Haddad caiu

 25/10/2018 - Publicado há 5 anos

Logo da Rádio USP

O pleito de domingo (28) marca o fim do período eleitoral de 2018, e as incertezas ainda rondam. Uma pesquisa recente realizada pelo Ibope mostra que a rejeição ao candidato Jair Bolsonaro – ainda em primeiro lugar nas pesquisas de intenção de voto – subiu, enquanto caiu a do petista Fernando Haddad. Para o cientista político André Singer, não será surpresa se houver alguma alteração no quadro até o próximo domingo, pois, ao que tudo indica, para uma parcela do eleitorado a eleição ainda parece estar indefinida.

O colunista atribui essa alteração no quadro às recentes denúncias envolvendo Jair Bolsonaro, como aquela divulgada pelo jornal Folha de S. Paulo, ligando o candidato do PSL a financiamentos irregulares de campanha pelo WhatsApp. Para Singer, tal episódio – assim como a divulgação de uma gravação em que o filho do candidato manifesta-se sobre o fechamento do STF – pode ter influenciado negativamente uma parcela dos eleitores. Seja como for, o clima continua tenso, com a ocorrência de casos de violência que preocupam a sociedade e que têm se espalhado como uma onda, marcados basicamente pela intolerância em relação a opiniões divergentes. Acompanhe a coluna pelo link acima.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.