Presidenciáveis têm visões opostas da cidade enquanto espaço público

A opinião é do professor Guilherme Wisnik em sua coluna semanal para a Rádio USP

 25/10/2018 - Publicado há 5 anos

Logo da Rádio USP

Em sua coluna desta semana, o professor Guilherme Wisnik faz uma reflexão sobre como os dois candidatos à Presidência da República compreendem a cidade como espaço público. Para ele, os dois estão em lados opostos.

Professor de Arquitetura e Urbanismo, Wisnik entende a cidade como uma arena onde as diferenças aparecem e são mediadas publicamente. No entanto, considera que a campanha de Jair Bolsonaro aponta para a fuga do diálogo em direção ao individualismo.

No caso de Fernando Haddad, ele destaca que a visão humanística do candidato em relação ao espaço público está representada por programas criados em sua gestão como prefeito, como o Ruas Abertas, que abre ruas da cidade para o lazer aos domingos, e o De Braços Abertos, programa voltado para os dependentes químicos.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.