Radiogaláxia mais distante da Terra dá pistas do início do Universo

Observada em estudo com participação brasileira, galáxia está a 12,4 bilhões de anos-luz da Terra

 07/09/2018 - Publicado há 6 anos     Atualizado: 08/12/2018 as 21:59

 

Logo da Rádio USP
Radiogaláxia tem um buraco negro supermassivo em seu centro – Imagem: Nasa/CXC/SAO

Pesquisadores brasileiros, holandeses e britânicos revelaram ter descoberto a radiogaláxia mais distante da Terra, a 12,4 bilhões de anos-luz daqui. Os dados detectados são de uma época bem antiga, no inicio do Universo, quando ele era bem menor que agora – lembrando que todas as evidências nos mostram que o Universo está em expansão.

De acordo com o astrofísico do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG) da USP, todas as galáxias começam a se formar pequenas, e vão colidindo entre si – assim vão crescendo até atingir as massas e dimensões atuais. A radiação detectada das galáxias antigas se deve ao buraco negro supermassivo de alta rotação que há no centro dela.  É este objeto que emite quantidades imensas de radiação nas ondas de rádio do espectro eletromagnético, o que ainda não é bem explicado pelos astrônomos, considerando que, pelo que se acredita, buracos negros supermassivos não teriam se formado tão cedo no Universo.

O estudo foi publicado no periódico Monthly Notices of the Royal Astronomical Society no último mês de agosto.

Ouça mais detalhes na coluna Entender Estrelas, clicando no player acima.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.