Campanha arrecada dentes de leite para pesquisa da USP

Estudos em Ribeirão Preto buscam no esmalte dentário de crianças possível exposição a metais pesados

04/07/2018 - Publicado há 6 anos
A primeira dentição de leite começa a perder-se aos 5-6 anos de idade – Foto: via Casliber / Wikimedia Commons / Domínio público

Pesquisadores da USP estão convidando a população de Ribeirão Preto para a campanha Doe seu Dentinho. O alvo são os dentes de leite de crianças nascidas na cidade entre janeiro de 2010 e maio de 2011, hoje escolares de sete a oito anos de idade. A campanha solicita aos pais e crianças que participem levando aos seus professores um ou mais dentes que tenham caído naturalmente.

O objetivo dos estudos é verificar possível exposição da população a metais pesados, como o chumbo, durante a gestação e a primeira infância. O projeto é coordenado pela professora Raquel Fernanda Gerlach, da Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto (Forp), Renê Seabra Oliezer e Jeanne Ramos de Melo Monteiro, pesquisadores do Departamento de Psicobiologia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP).

Tanto Renê quanto Jeanne esperam desvendar se a criança, no pré-natal ou nos primeiros anos de infância, esteve exposta a agentes tóxicos e quais foram eles. Os pesquisadores justificam seus estudos argumentando que a exposição a metais pode influenciar o desenvolvimento normal das crianças nesses períodos. Com o conhecimento, “será possível atuar para proteger as crianças, prevenindo várias doenças que podem afetar seu aprendizado e bom desenvolvimento”, adiantam.

Os cientistas garantem que as pesquisas não oferecem nenhum risco às crianças, pois serão avaliados apenas os dentes que caíram naturalmente. Para participar, basta que os pais guardem os dentes de leite que seus filhos estão perdendo e os orientem a entregar para seus professores na escola.

Mais informações: (16) 3315-4014, e-mail reneseabra@usp.br ou jeannemelo@usp.br, site https://www.facebook.com/doeseudentinho