Práticas ambientais urbanas inadequadas afetam a qualidade de vida

Planejamento e educação ambiental garantem uma boa arborização urbana e impactam no dia a dia da população

 04/07/2018 - Publicado há 6 anos
Por

O programa Ambiente É o Meio desta semana traz entrevista com a bióloga Viviane Gaya Laguna, diretora comercial da Veg Ambiental Projetos e Consultoria Ltda. e coordenadora de grupos multidisciplinares de Avaliação de Risco Ambiental, como no empreendimento Olhos d’Água e no Memorial Parque dos Girassóis, ambos em Ribeirão Preto.

Viviane explica que a arborização é um tema importante e precisa ser mais abordado, pois se pensa somente na árvore do solo para cima, em benefícios como sombra e fruto, por exemplo. “Uma árvore é muito mais que isso, quando plantamos é preciso ter todos os cuidados, pensar na extensão da raiz e na rega, por exemplo.”

Os problemas ambientais podem afetar a qualidade de vida da população urbana de uma cidade. Entre eles estão: a poluição do ar e da água, a proliferação de doenças ambientais e os desastres naturais, como desmoronamentos e enchentes, que estão se tornando cada vez mais comuns. ”O crescimento acelerado das zonas urbanas tem gerado um grande desafio socioambiental”, afirma Viviane.

Ambiente É o Meio é uma produção da Rádio USP Ribeirão Preto em parceria com professores da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) da USP e o Programa USP Recicla da Superintendência de Gestão Ambiental da USP.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.