Separação de pais e filhos pode criar traumas

Para Beatriz Linhares da, FMRP, situação nos Estados Unidos tem similaridade com o que vivem crianças brasileiras em áreas de risco

 28/06/2018 - Publicado há 6 anos
Por
Logo da Rádio USP

Famílias de imigrantes que têm os filhos separados dos pais ao entrarem nos Estados Unidos vivem um drama. Até meados de junho, cerca de 2,3 mil crianças estavam em abrigos separados do país.

Essa situação extrema para as crianças, chamada de estresse tóxico, pode comprometer o desenvolvimento emocional e proporcionar consequências danosas, com reflexos para a vida adulta.

A psicóloga Beatriz Linhares, professora do Departamento de Neurociências e Ciências do Comportamento da Faculdade de Medicina da USP em Ribeirão Preto, analisou a questão. Ela encontrou similaridade com situações enfrentadas por crianças brasileiras em áreas de risco.

Para ela, apesar de situações e cenários diferentes, o estresse tóxico se apresenta da mesma forma e pode prejudicar a formação emocional da criança. Ouça a entrevista no link acima.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.