Moleira é a denominação popular dos espaços que separam o crânio dos recém-nascidos

Professor Luis Fernando Tirapelli explica que esses espaços facilitam a passagem da cabeça do bebê pelo canal vaginal na hora do parto

 15/06/2018 - Publicado há 6 anos     Atualizado: 09/08/2018 as 14:42
Logo da Rádio USP

No Anatomia Responde, o professor Luis Fernando Tirapelli descreve a moleira, denominação popular que se dá para as fontanelas, espaços macios e membranosos que separam os ossos do crânio dos recém-nascidos.

Segundo Tirapelli, “existem duas fontanelas simples que estão localizadas na região central do crânio, denominadas anterior e posterior, e outros dois pares de fontanelas localizados lateralmente no crânio, denominadas lateral anterior e lateral posterior”. Além disso, diz o professor, as fontanelas permitem que os ossos do crânio se movimentem e, com isso, a cabeça do bebê passa de maneira mais fácil pelo canal vaginal na hora do parto. “Até o segundo ano de idade, as fontanelas fecham-se, pois os espaços intermediários ossificam-se e tornam-se as suturas visíveis no neurocrânio.”

O boletim Anatomia Responde é produzido e apresentado pelo professor Luis Fernando Tirapelli, da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.