Moradia e mobilidade urbana são temas sensíveis à USP

Para Raquel Rolnik, não adianta ampliar número de vagas, se o estudante não tem como permanecer na Universidade

 14/06/2018 - Publicado há 6 anos

Logo da Rádio USP

Moradia e mobilidade urbana são temas importantes para os grandes centros no mundo todo, especificamente em São Paulo. De alguma maneira, esses temas estão presentes na USP. A professora Raquel Rolnik, na coluna Cidade para Todos, comenta sobre o transporte urbano na cidade de São Paulo, a disponibilidade de transporte dentro da USP e a questão orçamentária da permanência estudantil no campus da Universidade.

“Uma das reivindicações dos alunos que estão ocorrendo atualmente na USP é o tema da permanência estudantil. A Universidade fez um movimento bastante importante de ampliação do número de vagas e, principalmente, a introdução de critérios no processo seletivo para democratizar o acesso à USP, com cotas para alunos de escolas públicas, cotas raciais; portanto, pouco a pouco vai introduzindo um público de estudantes que até então não tinha acesso a essas vagas”, afirma, e complementa: “A questão não é apenas poder entrar na Universidade, mas também permanecer nela”.

Ouça, no link acima, a íntegra da coluna Cidade para Todos.

 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.