Filósofos clássicos são referência na linguagem jurídica atual

A dialética e a retórica são referências no uso da linguagem com eficácia e persuasão

 30/05/2018 - Publicado há 6 anos
Por
Logo da Rádio USP

Na primeira edição do boletim Em dia com o Direito desta semana, Eduardo Lins Zorzi, pós-graduando em Direito Civil pela Faculdade de Direito de Ribeirão Preto (FDRP) da USP, relaciona o conhecimento da área do direito da atualidade com a forma de pensar dos antigos filósofos.

“A dialética e a retórica são referências no uso da linguagem com eficácia e persuasão nas variadas formas de expressão, amplamente importantes para a formação dos juristas nos dias atuais”, diz Zorzi.

Além dos embates dialéticos, criou-se uma técnica chamada de retórica, tida como a arte de argumentar, uma forma de usar a linguagem com eficácia e persuasão, amplamente utilizada nos dias de hoje e que envolve as mais variadas formas de expressão. São saberes muito importantes para a formação do jurista e para o desempenho das profissões correlatas.

Ouça, no link acima, a íntegra do Boletim.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.