Descumprir medidas protetivas agora é crime

Alteração na Lei Maria da Penha leva à prisão quem violar o pedido de afastamento

 25/05/2018 - Publicado há 6 anos
Logo da Rádio USP

As medidas protetivas de urgência são uma das ferramentas mais utilizadas contra o agressor e a Lei Maria da Penha, que entrou em vigor em 2006, prevê a proteção das mulheres em qualquer caso de violência.

Em abril deste ano, passou a valer uma alteração na lei que caracteriza crime o descumprimento dessas medidas protetivas com pena que pode levar o agressor a cumprir de três meses a dois anos de prisão.

A professora Fabiana Severi, da Faculdade de Direito de Ribeirão Preto (FDRP) da USP, acredita que a mudança na lei não será necessariamente eficaz para diminuir as ocorrências. Para ela, além de medidas penais, é de extrema importância o uso de políticas públicas concretas para a prevenção e educação da população.

Ouça a entrevista no link acima.

Por: Maria Julia Petroni


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.