Homeopatia trata casos com individualidade

E ajuda a combater epidemia da dengue e também prevenir mal-estar

 30/05/2018 - Publicado há 6 anos
Por
Logo da Rádio USP

O médico Lucas Gaspar Ribeiro é o convidado do programa Saúde sem Complicações desta semana. Ribeiro é médico da família e comunidade, também atua como homeopata da Unidade da Família do Jardim Paiva, vinculada ao Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (HCFMRP) da USP, e diz que a homeopatia trata pessoas e não doenças.

“A homeopatia trata as pessoas com individualidade, às vezes pode acontecer de dois indivíduos se queixarem da mesma dor e sairem com remédios homeopáticos diferentes”. Ainda segundo Ribeiro, a homeopatia é preventiva e curativa. “Preventiva quando ocorrer, por exemplo, epidemia de dengue, utilizando a homeopatia para controlá-la; e curativa para tratar uma pessoa que começa a sentir mal-estar e quer se recuperar.”

Para produzir remédios homeopáticos, Ribeiro conta que são trabalhados os três reinos: o mineral, entre eles a calcária e o sal de cozinha; o animal, como abelha amassada, veneno da cobra, veneno da tarântula; e o vegetal: raiz, caule, flor, casca da árvore, cânfora.  

O programa Saúde sem Complicações é produzido pela locutora Mel Vieira e pela estagiária Júlia Gracioli, da Rádio USP Ribeirão, com trabalhos técnicos de Mariovaldo Avelino e Luiz Fontana. Apresentação de Mel Vieira e direção de Rosemeire Soares Talamone.  Ouça, no link acima, a íntegra do programa.

Por  Júlia Gracioli


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.