MAC orienta a integração familiar através da arte

Neste sábado, dia 5, Museu de Arte Contemporânea da USP promove atividades para famílias

 03/05/2018 - Publicado há 6 anos     Atualizado: 04/05/2018 as 21:22
Por
Autorretrato, 1919, Amedeo Modigliani, óleo sobre tela – Foto: Divulgação / MAC-USP

.
Observar o Autorretrato, 1919, de Amedeo Modigliani, perceber as cores e olhar de A Boba, de Anita Malfatti, 1915/16, ou ver a reflexiva Inês, uma fotografia em preto e branco de Claudia Andujar, de 1971. Visitar essas entre outras obras do acervo do Museu de Arte Contemporânea da USP é uma das atividades que as crianças e seus familiares vêm desenvolvendo no programa Interar-te: Famílias no Museu. Neste próximo sábado, dia 5, das 11 às 13 horas, o programa, que acontece uma vez por mês, traz uma novidade. Os participantes vão descobrir a fotografia antes da era digital.

Inês, 1971, de Claudia Andujar, fotografia pb sobre papel e acrílico sobre madeira – Foto: Divulgação / MAC-USP

.
A coordenação é de Andrea Amaral Biella, educadora do MAC. “Esse projeto já vem sendo desenvolvido há 12 anos. A meta é integrar as famílias através da arte, saindo do contexto de sua casa e das atividades do cotidiano”, explica. “As crianças, jovens, vêm acompanhados dos amigos, da família para desenvolver uma atividade que tem como referência as obras expostas no MAC.”
Andrea explica que, desta vez,o ponto de partida das atividades serão algumas fotos da mostra de longa duração Visões da Arte no Acervo do MAC USP 1900-2000 que está sendo exibida no sexto e sétimo andares. “Vamos selecionar as imagens e contar a sua importância bem antes das fotos digitais captadas pelos celulares. Crianças e adultos vão produzir fotogramas e fazer a revelação em preto e branco no laboratório”, conta. “A atividade ficará ainda mais interessante se os participantes trouxerem objetos afetivos, de preferência de pequeno ou médio porte, para serem fotografados.”

A Boba, 1915/16, de Anita Malfatti, óleo sobre tela – Foto: Divulgação / MAC-USP

.
As atividades são gratuitas e as vagas, limitadas. Estão disponíveis para oito crianças ou jovens, porém, eles podem vir acompanhados de amigos e familiares. “Em algumas sessões do programa tivemos mais de 20 participantes”, diz Andrea. “E o resultado é uma integração muito positiva. Vale participar.”

Programa Interar-te: Famílias no Museu será realizado no dia 5 de maio, das 11 às 13 horas. Vagas: 8 crianças e adolescentes, acompanhados de adulto responsável e familiares, por ordem de chegada. Inscrições na recepção do Museu de Arte Contemporânea da USP com 30 minutos de antecedência. O MAC USP fica na Avenida Pedro Álvares Cabral, 1.301. Mais informações pelo tel. (11) 2648-0254. Entrada gratuita.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.