Filósofo comenta a diferença da corrupção nos setores público e privado

O colunista explica que a corrupção no setor público causa grandes danos à população, mas os desvios no setor privado também podem prejudicar significativamente as pessoas

 27/07/2016 - Publicado há 8 anos     Atualizado: 19/04/2017 as 18:16
Por

20161021_corrupção_colunistajaninie
Foto: Reprodução

Na coluna desta semana, o professor Renato Janine Ribeiro compara os pequenos desvios de conduta do dia a dia, como atravessar a rua fora da faixa de pedestres e comprar um CD pirata, à corrupção política que desvia quantias enormes de dinheiro público. Segundo ele, as duas coisas são diferentes principalmente porque os desvios de conduta geralmente prejudicam os autores da infração, enquanto os desvios de verba podem ferir um número grande de pessoas.

Mas as situações podem não estar tão distantes. Ribeiro aponta que os grandes casos de corrupção inviabilizam a construção de hospitais, escolas melhores, estradas e, portanto, lesam muitas pessoas. O professor ressalta, no entanto, que o furto a um único indivíduo também pode privá-lo de realizar uma cirurgia, se educar melhor ou se locomover.

Ouça a íntegra da coluna “Ética e Política”:

Logo da Rádio USP

logo_radiousp


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.