Trocar nomes de locais pode apagar a história, segundo professora

Tendência a mudar nomes de logradouros nem sempre é entendida pela população

 23/03/2018 - Publicado há 6 anos
Por
Logo da Rádio USP

Em janeiro, a prefeita de Roma, Virginia Raggi, anunciou que ruas que homenageiam estudiosos que assinaram o manifesto antissemita, em 1938, mudarão de nome. A prática não é exclusiva da cidade italiana, pois São Paulo tem um projeto parecido, denominado Ruas de Memória, sancionado pelo ex-prefeito Fernando Haddad.

O Minhocão – Foto: Marcos Santos/USP Imagens

O Minhocão é um exemplo dessas mudanças.  Seu nome passou de Elevado Costa e Silva, presidente durante a ditadura militar, para Elevado João Goulart, que era quem governava o País à época do golpe de 1964.

Patrícia Carvalhinhos é professora de Toponímia, a matéria que estuda o nome dos lugares, na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP. Em entrevista à Rádio USP, ela falou sobre a troca de nomes de logradouros e sobre o que isso representa para o passado histórico.

Ouça no link acima.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.