Quem passa pelo Minhocão logo vê o mural “Cabeça Urbana”

O autor desta obra é o argentino Tec, que apresenta 40 obras no MAB FAAP

 29/08/2022 - Publicado há 2 anos
Por

Logo da Rádio USP

“Não é possível passar pelo Minhocão sem observar o traço do artista argentino Tec se impondo sobre a cidade. Nesse viaduto tão problemático está uma de suas obras mais icônicas. É um grande mural com uma gigantesca cabeça atravessada por sistemas viários, carros, pessoas atormentadas…”, comenta a professora Giselle Beiguelman ao destacar a Exposição Urbana no MAB FAAP – Museu de Arte Brasileira da Fundação Armando Álvares Penteado (clique e ouça o player acima). “Vocês conhecem o Tec também se já circularam nas abruptas subidas e descidas de Perdizes e se depararam com os seus lagartos e pinturas incríveis de animais no asfalto.”

Com a curadoria de Laura Rago, a Exposição Urbana reúne 40 obras. “Tec é um artista múltiplo, que transita, com muita facilidade e vigor, entre os vocabulários do desenho e da pintura, sempre com uma interlocução muito forte com o grafite e com a arte urbana.” 

Beiguelman aponta a força das intervenções de Tec em São Paulo, onde vive há dez anos, e em outras cidades do Brasil e da Argentina. “Arte de infiltração por excelência, o grafite adentra os muros e as empenas, proclamando uma ocupação efêmera que redefine as ruas e a arquitetura. Por vezes, essas infiltrações são tão profundas, que se torna impraticável fazer qualquer imagem mental sobre um lugar sem a referência de sua marcação provisória.”

Seja na pintura ou nas ruas, Tec, segundo esclarece Beiguelman, maneja a confluência do rastro e do rasgo. “Ele toma partido do cálculo e do acaso, numa superposição de cores e mídias que depende mais do movimento do corpo e de seu deslocamento para ser percebido do que da concentração de um espectador ‘olhante’ passivo”, destaca. “Alinhado com o sentido mais contemporâneo da paisagem, suas obras performam o espaço na sua complexidade cultural e social, e não apenas como horizonte do visível. Obra que transborda os limites da moldura e a dobra das esquinas, o conjunto criativo de Tec enlaça quem atravessa seus caminhos, transformando-nos em cúmplices de suas táticas e estéticas infiltradas.”

Beiguelman comenta sobre a forma como Tec domina as escalas dos lugares, ocupando o recinto expositivo com a mesma maestria de quem ocupa as ruas da cidade. A colunista convida: “Exposição Urbana fica em cartaz até 9 de outubro de 2022, no MAB FAAP, na Rua Alagoas, 903, Higienópolis, com entrada gratuita”.


Ouvir Imagens 
A coluna Ouvir Imagens, com a professora Gisele Beiguelman, vai ao ar quinzenalmente, segunda-feira às 8h, na Rádio  USP (São Paulo 93,7; Ribeirão Preto 107,9) e também no Youtube, com produção da Rádio USP,  Jornal da USP e  TV USP.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.