Você sabia que o primeiro computador brasileiro foi criado na USP?

O “Patinho Feio” encontra-se atualmente na Escola Politécnica da USP, mesmo local onde foi concebido

 20/02/2018 - Publicado há 6 anos
Por

É no início do corredor da Diretoria da Escola Politécnica (Poli) da USP que se encontra exposto aquele que é considerado o primeiro minicomputador digital a ser construído no Brasil. Concebido como trabalho final de um curso de pós-graduação ministrado, em 1971, no Laboratório de Sistemas Digitais (LSD) do então Departamento de Engenharia Elétrica da Poli, o “Patinho Feio” é hoje apontado como o marco inicial do desenvolvimento da indústria digital brasileira.

Para contar um pouco mais sobre sua história, conversamos com a professora sênior da Universidade Edith Ranzini, uma das participantes de sua construção:

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.