Sentença de Rosa Weber sobre ação contra amianto é um avanço

Avaliação é de colunista, que comenta sobre confronto entre poder econômico e saúde

 28/08/2017 - Publicado há 7 anos

Logo da Rádio USP

Na coluna desta semana, o professor Paulo Saldiva trata do confronto entre poder econômico e saúde, comentando sentença da ministra Rosa Weber sobre ação que questiona a constitucionalidade de dispositivo da Lei Federal 9.055/95, que permite a exploração e a comercialização do amianto em sua forma crisotila no Brasil.

A ministra, também relatora da ação, foi favorável ao prosseguimento do processo. “É um avanço”, comenta Saldiva. “Nessa sentença, se argumentou que o direito individual de produção não poderia se sobrepor ao dano à saúde”, pontua.

O julgamento da ação, concluído na quinta-feira (24), poderia ter levado à proibição total da substância cancerígena no País, mas, vale ressaltar que, por insuficiência de votos, o dispositivo da lei foi mantido.

 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.