Tratamento modifica sistema imunológico para combater leucemia

Por meio de terapia genética, células imunológicas podem eliminar câncer com alta precisão

 05/12/2017 - Publicado há 6 anos

Logo da Rádio USP

O professor Bryan Eric Strauss, do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo, fala de um novo tratamento para leucemia que tem sido aplicado com sucesso nos Estados Unidos.

O especialista descreve que o tratamento consiste na modificação das células de defesa do paciente, por meio da utilização de vírus. O sistema imune passa a ser capaz de identificar e eliminar as células cancerosas com bastante precisão.

Até 90% dos pacientes têm respondido bem ao tratamento, ressalta Strauss. O professor espera que, no próximo ano, o tratamento comece a ser testado no Brasil.

O Jornal da USP, uma parceria do Instituto de Estudos Avançados, Faculdade de Medicina e Rádio USP, busca aprofundar temas nacionais e internacionais de maior repercussão e é veiculado de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 9h30, com apresentação de Roxane Ré.

Você pode sintonizar a Rádio USP em São Paulo FM 93.7, em Ribeirão Preto FM 107.9, pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo no celular.

Você pode ouvir a entrevista completa no player acima.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.