Manguezais brasileiros estão ameaçados pela urbanização

Fernando Medina Mantelatto alerta para a importância de sobrevivência do ecossistema e a reprodução da fauna

 28/07/2017 - Publicado há 7 anos
Logo da Rádio USP

Nesta quarta-feira, dia 26, foi o Dia Mundial de Proteção aos Manguezais. O Brasil é um dos países que possuem o maior volume de mangues do planeta: são mais de 1,2 milhão de hectares de manguezais que se espalham pela costa de Norte a Sul. Por estarem em sua maioria em área de grande urbanização, a sobrevivência desse ecossistema está ameaçada. Mas esse perigo não é só brasileiro, outros países também têm o mesmo problema.

O professor Fernando Medina Mantelatto, docente da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) da USP e especialista no assunto, cita quais os principais problemas que os manguezais enfrentam e as medidas de proteção em vigor.

Por Ferraz Junior

Via Mangue – Recife (PE) – Foto: Foto: Divulgação / PAC via Flickr – CC

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.