Festas universitárias e o consumo de drogas em discussão

Campus da USP Ribeirão abre espaço para discutir com alunos o consumo de drogas no “Fórum Estadual de Redução de Danos”

  • 116
  •  
  •  
  •  
  •  

O contexto universitário e sua cultura de festas é o foco do Fórum Estadual de Redução de Danos, que este ano será em Ribeirão Preto, dia 27 de setembro, no Auditório Lucien Lison da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) da USP. O evento é aberto ao público e gratuito.

O consumo de drogas é considerado um problema de saúde pública que preocupa a comunidade mundial. Segundo a professora Clarissa Mendonça Corradi Webster, uma das organizadoras do evento, toda programação está voltada para a criação de espaços para os estudantes refletirem sobre o uso de drogas e suas consequências. “O fórum vai dar abertura para os jovens universitários falarem sobre o assunto e se envolverem em práticas para a efetiva redução de danos. Os alunos vão receber informações científicas e realistas sobre o consumo, sem fazer apologia e sem aterrorizar”, afirma.

Entrada principal da USP, Campus Ribeirão Preto – Foto: Anderson Bueno Pereira via Wikimedia Commons / CC BY-SA 3.0

A redução de danos consiste em um conjunto de políticas e práticas com o objetivo de reduzir os impactos associados ao uso de drogas em pessoas que não podem ou não querem parar de usá-las. “Nós observamos que o consumo é maior entre os alunos dos primeiros anos do ensino universitário e tende a diminuir nos últimos anos, quando começam a assumir mais responsabilidades profissionais”, conta a professora Clarissa.

A oitava edição do Fórum Estadual de Redução de Danos terá encontros preparatórios. O primeiro será no dia 14, às 12 horas, no Espaço de Eventos do Bloco Didático da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP, e o segundo, no dia 30, às 13 horas, no Centro de Vivência dos alunos, com a presença de membros do Coletivo de Redução de Danos da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e com o Coletivo Acalma de Redução de Danos da USP de Ribeirão Preto.

O fórum em Ribeirão Preto é promovido pelo Laboratório de Ensino e Pesquisa em Psicopatologia, Drogas e Sociedade (LepSIs) da FFCLRP, coordenado pela professora Clarissa Mendonça Corradi Webster, Associação Brasileira Multidisciplinar de Estudos sobre Drogas (Abramd), Conselho Regional de Psicologia de São Paulo (CRP-SP), Fórum Estadual de Redução de Danos de São Paulo (Ferd), com apoio do Centro de Convivência É de Lei da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP), Centro de Apoio Educacional e Psicológico (Caep) e a da Comissão de Direitos Humanos da FMRP, todos da USP.

Ouça acima a entrevista com a professora Clarissa Mendonça Corradi Webster

  • 116
  •  
  •  
  •  
  •  

Textos relacionados