USP busca adultos do sexo masculino para estudo sobre desempenho do processo auditivo

Para participar da pesquisa, interessados devem ser homens e ter de 30 a 59 anos e 11 meses de idade; não ter queixa de dificuldade de audição e antecedentes de cirurgia otológica e/ou de cabeça e pescoço; e ter no mínimo dez anos de escolaridade

 18/04/2022 - Publicado há 2 anos
Por

Pesquisadores da Faculdade de Medicina (FMRP) e da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras (FFCLRP), ambas da USP em Ribeirão Preto, buscam voluntários para estudo sobre o desempenho dos processos auditivo, comportamental e eletrofisiológico.

Para participar é necessário ser homem, ter de 30 a 59 anos e 11 meses de idade e não ter queixa de dificuldade de audição e antecedentes de cirurgia otológica e/ou de cabeça e pescoço. Além disso, os voluntários precisam ter no mínimo dez anos de escolaridade.

A avaliação, que possui duração média de 1h30, envolve avaliação audiológica básica, rastreio do estado de consciência mental, avaliação comportamental e eletrofisiológica do processamento auditivo, avaliação da autopercepção auditiva e da memória de trabalho.

O horário da avaliação é agendado previamente com os pesquisadores responsáveis pelo estudo e será realizada no Centro Especializado em Otorrinolaringologia e Fonoaudiologia (Ceof) no campus da USP em Ribeirão Preto.

A pesquisa Estudo com normo-ouvintes: Desempenho de mecanismos auditivos em adultos jovens e não jovens é realizada pela doutoranda Pamela Papile Lunardelo, da FFCLRP, sob orientação da professora Marisa Fukuda e co-orientação da professora Sthella Zanchetta, ambas da FMRP.

Mais informações e pré-cadastro: pamela.papile.silva@usp.br.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.