Primeira pós em educação física da América Latina foi criada na USP

Em 2017, a Escola de Educação Física e Esporte comemora os 40 anos de seu programa de pós-graduação

19/07/2017 - Publicado há 7 anos     Atualizado: 25/07/2017 as 14:27
Fachada da Escola de Educação Física e Esporte, na Cidade Universitária – Foto: Paula Bassi/EEFE

Em março de 1977, a USP dava início a um curso de mestrado na área de educação física, destinado à capacitação de docentes para o ensino superior e à produção de conhecimentos por meio da qualificação para a pesquisa. Pioneiro na América Latina, o programa de pós-graduação ganharia também um doutorado em 1989. Hoje, a Escola de Educação Física e Esporte (EEFE), unidade responsável pelo programa, é a única instituição da área a conquistar o Conceito 7 na avaliação trienal da Capes, nota máxima conferida pelo órgão do Ministério da Educação.

Ao longo de todo o ano, uma série de eventos será realizada para retomar essa história, discutir a contribuição do programa para a área e debater temas de interesse em educação física e esporte. A comemoração dos 40 anos da pós-graduação da EEFE terá atividades especiais e palestras com egressos e convidados nacionais e internacionais. A programação completa pode ser acessada no site.

No dia 1º de agosto, o pesquisador José Manuel Fernandes de Oliveira, presidente do Conselho Científico da Faculdade de Desporto da Universidade do Porto (Fadeup), falará sobre o profícuo convênio acadêmico que a universidade portuguesa mantém com a EEFE desde 1998. No dia 3, o professor André Rodacki (coordenador da área 21 da Capes) ministrará palestra sobre a Avaliação quadrienal. Nos dias 3 e 4 de outubro, a EEFE sediará a reunião do Fórum Nacional de Coordenadores de Pós-Graduação em Educação Física, Fonoaudiologia, Fisioterapia e Terapia Ocupacional.

No dia 4 de agosto, em sessão solene da Congregação da EEFE, acontecerá uma cerimônia que, concomitantemente, celebrará os 83 anos de existência da unidade. Além de homenagens e conferências, o evento contará com uma palestra sobre o histórico do programa e com o lançamento de edição especial da Revista Brasileira de Educação Física e Esporte, além de uma apresentação musical da Orquestra da Universidade.

Segundo Cláudia Forjaz, presidente da Comissão de Pós-Graduação da EEFE, “desde sua criação até os dias atuais, o programa desenvolve atividades com o objetivo de formar docentes, pesquisadores e profissionais com amplo domínio na área de Educação Física e Esporte, estimulando a pesquisa científica inovadora, promovendo o ensino de qualidade e contribuindo de forma expressiva para a evolução do conhecimento na área de Educação Física e Esporte”. Atualmente, são mais de 620 mestres e doutores formados pela instituição, muitos atuando em cargos relevantes nas universidades e demais órgãos acadêmicos e científicos do País.

Mais informações: site www.eefe.usp.br/40anospg