USP oferece curso de programação gratuito em São Carlos

Iniciativa é voltada a alunos de ensino médio e cursinho, que não precisam ter conhecimento prévio sobre o assunto

08/09/2016 - Publicado há 8 anos
Gratuito, curso semestral é voltado a estudantes do ensino médio e de cursinhos pré-vestibulares. As aulas da última turma (na foto) terminaram em junho.
As aulas da última turma terminaram em junho | Foto: Reinaldo Mizutani

O Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, oferece um curso de programação gratuito, voltado a estudantes do ensino médio e de cursinhos pré-vestibulares.

As aulas, ministradas por alunos da graduação, ensinam conceitos básicos de programação. Os participantes não precisam ter conhecimento prévio sobre o assunto. Serão apresentados tópicos relacionados a lógica e resolução de problemas, que os estudantes podem aplicar no dia a dia. Durante o curso, os participantes aprendem uma das linguagens mais utilizadas na web e em tablets e celulares, JavaScript.

São 40 vagas. Para se inscrever, é necessário preencher o formulário até o dia 14 de setembro. O curso terá 10 aulas, que acontecerão às quartas-feiras, das 16 às 19 horas. As atividades terão início dia 14 de setembro e ocorrerão no ICMC, no campus 1 da USP em São Carlos.

Projeto Codifique

O curso é uma iniciativa do projeto de extensão Codifique, ligado à Universidade. Os primeiros passos do Codifique foram dados no segundo semestre de 2013, quando foi oferecido um curso baseado na linguagem de programação C. Buscando aumentar a motivação dos estudantes, no primeiro semestre de 2014, as aulas passaram a ser focadas na linguagem JavaScript, que é mais simples e está integrada em todos os navegadores web.

Entre os professores que dão aula no Codifique estão alunos do ICMC voluntários e também aqueles que participam do Programa de Educação Tutorial (PET-Computação) do instituto. Segundo esses professores, trata-se de uma oportunidade para adquirir experiência acadêmica, preparando e ministrando as aulas. Na opinião deles, é gratificante observar a evolução dos estudantes ao longo do Codifique.

Mais informações: (16) 3373.9703, site http://cursocodifique.weebly.com, email cursocodifique@gmail.com