Alunos da USP recebem Prêmio concedido aos autores das melhores Teses de Doutorado

Na manhã de 28 de dezembro de 2010, foi realizada a cerimônia de entrega do Prêmio Marechal-do-Ar Casimiro Montenegro Filho concedido aos autores das melhores Teses de Doutorado da USP, ITA, UFSCar e Unicamp, em evento no Salão de Atos do Gabinete do Reitor da USP.

Na manhã de 28 de dezembro de 2010, foi realizada a cerimônia de entrega do Prêmio Marechal-do-Ar Casimiro Montenegro Filho concedido aos autores das melhores Teses de Doutorado da USP, Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), em evento no Salão de Atos do Gabinete do Reitor da USP.

Este Prêmio foi instituído pela Secretaria de Assuntos Estratégicos (SAE) da Presidência da República com o objetivo de estimular a produção de estudos e de pesquisas voltadas para assuntos que concorram para o desenvolvimento científico e tecnológico estratégico, ao fortalecimento da Defesa Nacional e aos setores estratégicos aeroespacial, de tecnologias de informação e comunicação, de energia nuclear e de biotecnologia.

(esq. p/ dir.) o reitor João Grandino Rodas; o secretário executivo da Secretaria de Assuntos Estratégicos (SAE), Luiz Alfredo Salomão; a aluna da USP Aline Carneiro Siverol, vencedora do Prêmio na área de geociências; e o ministro da SAE, Samuel Pinheiro Guimarães

Podiam concorrer ao Prêmio os candidatos de qualquer nacionalidade, idade ou formação acadêmica, com teses de doutorado defendidas e com depósito da versão definitiva entre 1º de janeiro a 29 de outubro de 2010, em Instituições de Ensino Superior com cursos de doutorado em diversas áreas, de todo o território nacional. A divulgação do resultado foi anunciada no dia 14 de dezembro e os alunos ganhadores vão receber um pagamento em dinheiro no valor de R$ 8.000,00 e terão a publicação das suas teses.

A USP foi a Instituição de Ensino Superior, entre as quatro presentes na cerimônia, que teve mais alunos ganhadores deste Prêmio, com 13 teses no total nos cursos de astronomia, ciência dos alimentos, ciências biológicas (bioquímica), ciências (energia nuclear na agricultura), engenharia hidráulica e saneamento, estatística, física, fisiologia, geociências (geoquímica e geotectônica), imunologia, meteorologia, química.

(Fotos: Ernani Coimbra)