Livro gratuito explora a biologia dos reservatórios de água

Publicação traz síntese de pesquisas realizadas no Instituto de Biociências da USP sobre este ecossistema aquático, que vai dos trabalhos de campo aos estudos em laboratório

Publicado: 24/04/2024
Capa do livro – Foto: Divulgação

A limnologia é uma ciência que estuda os ecossistemas aquáticos (reservatórios, rios, áreas alagadas, ambientes temporários, entre outros) e vem se desenvolvendo desde a década de 1970. O avanço nos estudos é perceptível em quantidade e qualidade. No início, as investigações ocorriam com base na experiência internacional e também em função dos equipamentos disponíveis. Atualmente, inúmeros aparelhos e softwares para os estudos limnológicos de reservatórios estão disponíveis aos cientistas.

Marcelo Pompêo – Foto: IB /USP

Uma publicação gratuita, organizada por Marcelo Pompêo, do Departamento de Ecologia do Instituto de Biociências (IB) da USP, e por outros cientistas, sintetiza pesquisas realizadas no Laboratório de Limnologia, coordenado por Pompêo. Dividio em 11 capítulos, o livro, financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), apresenta algumas possibilidades de estudos nos ecossistemas aquáticos (com ênfase nos reservatórios), de trabalhos de campo aos métodos de laboratório. Além disso, faz uma revisão histórica dos estudos em reservatórios no Brasil, dos clássicos às novas abordagens.

O compilado de experiências nacionais mostra a utilização de equipamentos contemporâneos que não existiam nas primeiras décadas de desenvolvimento da área, deixando claro que o assunto vem se tornando cada vez mais abrangente. A coletânea aborda temas como microplásticos, compostos emergentes, sedimentos, sensoriamento remoto aplicado à qualidade da água, entre outros.

O objetivo dos pesquisadores é incentivar novos estudos em reservatórios, por meio de abordagens clássicas, mas também das novas, visando sempre o avanço da ciência. “Este livro também é uma homenagem aos desbravadores e desbravadoras da limnologia brasileira, principalmente àqueles e àquelas que arduamente construíram as bases que hoje temos assentadas, em especial as professoras Odete Rocha, da Universidade Federal de São Carlos, e Maria do Carmo Calijuri, da Escola de Engenharia de São Carlos, da Universidade de São Paulo, ainda hoje atuantes e sempre inovando”, escrevem os pesquisadores.

Serviço

Limnologia de reservatórios: do clássico às novas abordagens

Organização : Marcelo Pompêo, Sheila Cardoso-Silva, Rubens Cesar Lopes Figueira, Viviane Moschini-Carlos.

Disponível em http://ecologia.ib.usp.br/portal/novas_abordagens/