Série de seminários abre comemorações dos 50 anos da ECA

O primeiro seminário conta a trajetória do Departamento de Comunicações e Artes

16/08/2016 - Publicado há 8 anos
Foto: Marcos Santos/USP Imagens

Como parte dos 50 anos da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP, a unidade promove dias 25 e 26 de agosto o Seminário Cinquenta anos de Trajetória e Contribuição às Áreas de Estudos, sobre a história do Departamento de Comunicações e Artes (CCA). Ao longo do ano, outros departamentos da escola farão seminários específicos sobre as suas respectivas áreas de atuação. A proposta é integrar a escola com a comunidade USP e a sociedade e, ao mesmo tempo, debater os grandes temas contemporâneos dos campos das Artes, da Comunicação, Informação e Cultura e a responsabilidade da ECA frente às novas demandas sociais.

A programação conta com duas conferências: na abertura, por Danilo Miranda, diretor do Serviço Social do Comércio (Sesc-SP), e no encerramento, pelo professor José Ignacio Aguaded Gómez, da Universidad de Huelva, UHU, Espanha, com o tema Perspectivas acadêmicas na formação de um novo perfil profissional: o educomunicador. Haverá também debates e mesas-redondas com professores do departamento de diferentes épocas, que irão destacar sua trajetória de estudos e pesquisas, além de discutir a relação entre comunicação/educação/artes e sua contribuição para uma proposta e criação de uma prática inovadora de pesquisa, ensino e de políticas públicas.

Foto: Marcos Santos/USP Imagens

Até o início dos anos de 1990, o Departamento de Comunicações e Artes (CCA) respondeu pela formação básica de todos os alunos da escola, oferecendo as disciplinas curriculares de fundamentação teórica. Com a reforma curricular de 1993-1994, o CCA passou a diversificar sua área de atuação: intensificou a pesquisa acadêmica em nível de pós-graduação, consolidou cursos de formação, no nível da especialização e da extensão, e criou a revista Comunicação & Educação. Atendeu, no período, aproximadamente 30 mil pessoas em projetos de extensão presenciais e a distância, vinculados especialmente à área da educação comunicativa.

Atualmente, o CCA oferece o curso de graduação em Educomunicação, iniciado em 2011, além de 13 disciplinas obrigatórias para os cursos de Biblioteconomia, Editoração, Publicidade, Relações Públicas, Turismo e Design (FAU-USP). Também ministra disciplinas optativas para todos os cursos da USP, atendendo uma média de 1.300 alunos a cada semestre. Na pós-graduação, integra três diferentes programas nas áreas da comunicação e das artes, além de manter dez centros de pesquisa.

Serviço
Departamento de Comunicações e Artes: Seminário Cinquenta anos de Trajetória e Contribuição às Áreas de Estudos
Data: 25 e 26 de agosto de 2016
Local: Escola de Comunicações e Artes da USP, Prédio Central, Auditório Paulo Emílio