Classe média do império português é tema de dossiê da “Revista de História”

Publicação da FFLCH traz dossiê sobre “Grupos Intermédios nos domínios portugueses – séculos XVIII-XIX”

 22/12/2016 - Publicado há 7 anos
História do Chapeleiro António Joaquim Carneiro – cena 3. Real Fábrica da Louça, ao Rato – Foto: José Pessoa/Museu Nacional do Azulejo (Portugal)

A Revista de História, uma publicação oficial do Departamento de História da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP, acaba de lançar a sua última edição (número 175). A revista é uma das mais antigas publicações do Brasil sobre história.

Com um dossiê focado em Grupos Intermédios nos domínios portugueses – séculos XVIII-XIX, a publicação discute a constituição e a importância de setores da sociedade interpostos entre as camadas mais ricas e as mais pobres que viviam nos territórios do Império português no período.

Traz também artigos de temas diversos, tais como a batalha de Pungo Andongo; as causas da revolta da Cabanagem e o papel do Parlamento; além de resenhas que abordam o cristianismo congo, a formação territorial ibérica, uma história plebeia do liberalismo, entre outros assuntos.

A edição completa pode ser encontrada neste link.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.