Calor do centro do Sol é origem de quase toda nossa energia

João Steiner explica como é produzida a enorme quantidade de energia no Sol

 14/07/2017 - Publicado há 7 anos     Atualizado: 26/07/2017 as 14:37

Logo da Rádio USP

15 milhões de graus centígrados. Essa é a temperatura nada amena que se calcula para o interior do Sol. A razão desse calor está relacionada à massa grande e compacta do Sol, de forma que ocorrem em seu centro reações nucleares que transformam o hidrogênio em hélio. Nessas reações é liberada uma enorme quantidade de energia.

Em sua coluna desta semana na Rádio USP, o professor João Steiner detalha como isso acontece, e explica por que praticamente toda a energia do planeta Terra vem do Sol, seja de maneira direta ou indireta. Até mesmo a energia armazenada nos combustíveis fósseis tem sua origem nessa estrela. Ouça em “Entender Estrelas” no áudio acima.

 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.