USP nas férias: percursos a pé mostram o patrimônio da Universidade

No dia 24 de janeiro, o percurso contempla o campus da USP em São Carlos, e no dia 31 de janeiro, o campus do Butantã; as inscrições são gratuitas

15/01/2024 - Publicado há 4 meses
Público durante o Roteiro Patrimônio Cultural na Cidade Universitária – Foto: Acervo CPC USP

.
A USP, uma das maiores instituições de ensino superior na América Latina, tem mais de 40 unidades de ensino e pesquisa, distribuídas nos campi da capital e do interior do Estado de São Paulo, além de unidades de ensino, museus e centros de pesquisa situados fora desses espaços e em diferentes municípios. Tudo isso agrega um conjunto de bens culturais constituído tanto pelas edificações e monumentos como por áreas naturais, museus, acervos e coleções de natureza diversa, documentação acadêmica e referências culturais. É a partir desse patrimônio que a comunidade acadêmica estabelece processos de construção do conhecimento, pertencimento, relações cotidianas, valor e constrói suas memórias.

Para mostrar esse rico e vasto patrimônio, o Centro de Preservação Cultural da USP/Casa de Dona Yayá, da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária, realiza regularmente o programa Roteiros do Patrimônio da USP. Em janeiro serão realizados dois percursos que apresentam um pouco da história da Universidade de São Paulo por meio dos seus edifícios e conjuntos arquitetônicos. O Roteiro Campus São Carlos será realizado no dia 24 de janeiro, às 14h, e o Roteiro Campus Butantã ocorrerá no dia 31 de janeiro, às 9h. A participação é aberta a todos os interessados e gratuita; as inscrições podem ser feitas neste link.

São passeios percorridos a pé, com acompanhamento de monitores, que passam por edifícios e conjuntos arquitetônicos de relevância cultural e histórica, como a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo e o edifício conhecido como E1, que é parte do projeto original da Cidade Universitária de São Carlos. Muitos dos pontos de parada são reconhecidos e tombados pelos órgãos de preservação do patrimônio no Brasil.

Conheça os itinerários

Roteiros do Patrimônio da USP – Campus Butantã
O percurso pela Cidade Universitária Armando Salles de Oliveira explora o cotidiano da USP, com exemplos do patrimônio cultural do campus partindo do Centro de Práticas Esportivas e seguindo para o Conjunto Residencial, Escola Politécnica, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo e Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas. Valorizando os usos e as vivências cotidianas, os lugares e edifícios, bem como as memórias, o trajeto propõe uma reflexão sobre os múltiplos significados do patrimônio cultural da Universidade de São Paulo.

Roteiros do Patrimônio da USP – Campus São Carlos
Partindo do Centro de Divulgação Científica e Cultural (CDCC), no centro da cidade de São Carlos, e terminando na portaria principal do campus, na Avenida Trabalhador São-Carlense, o roteiro pretende compreender o patrimônio universitário para além do campus, alcançando a própria cidade. Passa pelos principais pontos da vivência universitária na Cidade Universitária de São Carlos, percorrendo edificações, áreas livres e lugares de significado para a memória e a história da USP.

Para fazer sua inscrição clique aqui.  Para mais informações sobre os roteiros do patrimônio, acompanhe o site da Casa de Dona Yayá e o Facebook.