Os profissionais da área de educação física da prefeitura municipal de Ribeirão Preto estão recebendo formação continuada sobre esporte paralímpico com professores da Escola de Educação Física e Esporte de Ribeirão Preto (EEFERP) da USP.
A iniciativa busca aprimorar o conhecimento para a criação de estratégias de inclusão de alunos com deficiência nas aulas, segundo o professor Márcio Pereira Morato da EEFERP, que contribui com a ação.
Além disso, conta o professor, as atividades permitem que os alunos se coloquem um no lugar do outro e experimentem, momentaneamente, algumas características próprias de uma determinada deficiência. “Isso pode promover maior tolerância e compreensão por parte dos alunos.”
Morato fala que os esportes adaptados podem auxiliar os alunos com deficiência a vivenciar o sucesso e se destacar nas modalidades oferecidas. “Isso fará com que todos os demais envolvidos reflitam sobre as potencialidades daqueles alunos e passem a reconhecê-los por completo e não a reduzi-los às suas limitações”, conclui.
A formação começou em março e já discutiu temas como “O aluno com deficiência: Educação e práticas desportivas e Educação Física Adaptada e Esportes Adaptados”. As próximas atividades são: formação prática do goalball, voleibol sentado e bocha, todas na quadra da EEFERP.