Universidade para quem e para quê? USP Talks reflete sobre o futuro do ensino superior

Eloisa Bonfá, diretora da Faculdade de Medicina da USP, e Esper Cavalheiro, coordenador do novo Plano Nacional de Pós-Graduação, são os convidados do evento que acontece nesta quinta-feira, às 12h, com entrada livre e gratuita

 28/08/2023 - Publicado há 8 meses
Por
USP Talks tem edição sobre universidades- Arte sobre fotos/Arquivo Pessoal

 

Para que servem as universidades, e a quem elas devem servir? Este será o tema da edição comemorativa de número 50 do USP Talks, com palestras da professora Eloisa Bonfá, da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) e do professor Esper Cavalheiro, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

O evento acontece no dia 31 de agosto, das 12h às 13h15, no auditório do Instituto Moreira Salles, na Avenida Paulista 2424, com entrada livre e gratuita, sem necessidade de inscrição. (Não haverá transmissão on-line.)

O objetivo é discutir o propósito e as responsabilidades das universidades perante a sociedade. Cada convidado fará uma exposição de 15 minutos, seguida de debate com a plateia. 

Sobre os palestrantes

Eloisa Bonfá é médica, pesquisadora, professora titular e atual diretora da FMUSP, sendo a primeira mulher a ocupar essa posição nos 110 anos da instituição. Também foi a primeira mulher a exercer o cargo de diretora clínica do Hospital das Clínicas da FMUSP, de 2011 a 2022.

Esper Cavalheiro é médico; professor titular aposentado do Departamento de Neurologia e Neurocirurgia da Escola Paulista de Medicina da Unifesp. Já foi presidente do CNPq e atualmente preside a comissão de elaboração do novo Plano Nacional de Pós-Graduação (PNPG).

A mediação será feita pelo jornalista Herton Escobar, do Jornal da USP.

Sobre o USP Talks

O USP Talks é uma iniciativa da Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (PRPI) da USP, lançada em 2016, com a proposta de aproximar a Universidade da sociedade por meio de eventos presenciais em que especialistas discutem temas importantes do noticiário nacional. 

Ao longo desse sete anos o projeto abordou uma grande diversidade de assuntos, de evolução humana e dinossauros brasileiros a políticas de drogas, violência contra mulheres, vacinas, agrotóxicos, liberdade de expressão e empreendedorismo. Os vídeos de todos os eventos estão disponíveis no YouTube, no canal do USP Talks e no Canal USP.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.