USP assina base de dados com acesso a 2,7 milhões de teses mundiais em mais de 50 idiomas

30/08/2023 - Publicado há 8 meses     Atualizado: 31/08/2023 as 19:58
ProQuest Dissertations & Theses Global é o repositório oficial de dissertações da Biblioteca do Congresso, com mais de 4.200 instituições contribuintes – Arte sobre foto/Visuahunt

.
A Agência de Bibliotecas e Coleções Digitais (ABCD) da USP está disponibilizando uma nova ferramenta para estudantes e pesquisadores da Universidade, a base de dados ProQuest Dissertations & Theses Global, que oferece acesso a 5 milhões de citações de dissertações e teses de todo o mundo, desde 1637 até os dias atuais, juntamente a mais de 2,7 milhões de dissertações em texto completo que estão disponíveis para download em formato pdf. O acesso deve ser feito via computador autorizado USP ou acesso remoto VPN através deste link. Se a conexão for realizada de forma correta, no alto da plataforma vai aparecer “Acesso fornecido por Universidade de São Paulo”.

A base permite que alunos de pós-graduação possam consultar a base de dados para certificar-se de que seus tópicos de tese ou dissertação ainda não tenham sido escritos. Além disso, alunos, professores e outros pesquisadores podem procurar títulos relacionados a seus interesses acadêmicos. O acesso é instantâneo a materiais de pesquisa multidisciplinares de alta qualidade e construção de sua coleção particular – incluindo cada dissertação ou tese selecionada em sua busca.

Atualizada semanalmente, apresenta 24 campos indexados e pesquisáveis, incluindo capacidade de pesquisa de texto completo para dissertações. Entre os assuntos cobertos estão Artes, Economia e Negócios, Educação, Humanidades, Ciências Sociais, Ciências Comportamentais, Ciências Naturais, Matemática e Ciências Físicas, e Saúde e Ciências Médicas.

Tela de busca do ProQuest Dissertations & Theses Global – Foto: Reprodução/PDTG

Base de dados mundial

A ProQuest Dissertations & Theses Global também é o repositório oficial de dissertações da Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos, com mais de 4.200 instituições contribuintes. A base de dados apresenta texto completo para dissertações adicionadas desde 1997, e também para a maioria de trabalhos de pós-graduação mais antigos. Inclui citações bibliográficas de materiais que vão desde a primeira dissertação norte-americana, aceita em 1861, bem como dissertações europeias do século 17, até aquelas aceitas no semestre passado. Além disso, mais de 200 mil novas dissertações e teses são adicionadas à base de dados a cada ano.

As parcerias com diversas universidades têm sido fundamentais para expandir o alcance e o impacto dos trabalhos de pós-graduação. Trabalhando juntos, a visibilidade da instituição e da produção de dissertações de doutorado são ampliadas na comunidade de pesquisa em todo o mundo. Em 2017, a ProQuest uniu forças com a Biblioteca Acadêmica e Sistema de Informação da China (Calis) para fornecer o primeiro acesso global a resumos da produção de pós-graduação de 80 universidades chinesas. Atualmente, a ProQuest inclui trabalhos acadêmicos de quase 100 países e mais de 50 idiomas.

Para mais informações sobre a ProQuest Dissertations & Theses Global (PQDT), navegue:

Acesso à plataforma

Para consultar a plataforma ProQuest Dissertations & Theses Global basta acessar a partir de um computador da USP ou com VPN o endereço https://www.proquest.com/pqdtglobal.

O serviço VPN USP, para acesso fora da Universidade, é oferecido pela Superintendência de Tecnologia da Informação (STI) e precisa do número USP e senha única do usuário. Caso não lembre da senha única, acesse o site id.usp.br, clique em “Esqueci minha senha” e siga as orientações da página.

Baixe o aplicativo VPN específico para o sistema do computador, tablet ou celular, seguindo as instruções de instalação nos links: VPN USPnet no Windows,  VPN USPnet no Mac, VPN USPnet no Linux, VPN USPnet no iPhone / iPad, VPN USPnet no Android.
.
Clique no player abaixo e confira o vídeo de apresentação da plataforma:

.

Mais informações no site da ABCD ou pelo e-mail atendimento@abcd.usp.br.