Saúde Coletiva é tema de novo curso gratuito pelo YouTube da USP em Bauru

Com encontros semanais, aulas deverão discutir epidemiologia, ciências sociais e gestão em saúde; inscrições podem ser realizadas até o dia 27 de abril

22/04/2021 - Publicado há 3 anos

Epidemiologia, Ciências Sociais e Planejamento de Saúde são assuntos que se articulam no campo da Saúde Coletiva, tema de novo curso da Liga Acadêmica de Saúde Coletiva (LASC) da USP em Bauru, interior de São Paulo. A entidade promove no YouTube o Curso Introdutório: Os Pilares da Saúde Coletiva, com palestras sobre os principais marcos teóricos e conceituais da saúde coletiva. Serão quatro encontros semanais, às terças-feiras, a partir do dia 27 de abril.

Haverá emissão de certificados para os inscritos que tiverem a partir de 75% de presença. O curso é gratuito e aberto à participação mediante inscrição.

Os Pilares da Saúde Coletiva é indicado a estudantes e profissionais que desejam iniciar ou desenvolver seus estudos sobre o processo de saúde-doença sob a perspectiva da saúde coletiva, e também aos interessados em produzir práticas em saúde contextualizadas e direcionadas para as necessidades em saúde das populações.

Conheça os palestrantes confirmados:

.

Saúde Coletiva

A Saúde Coletiva é considerada um campo interdisciplinar e suas disciplinas básicas são: Epidemiologia, Planejamento de Saúde e Ciências Sociais em Saúde.

No campo do conhecimento, a Saúde Coletiva estuda o fenômeno saúde-doença como um processo social, envolvendo a investigação sobre o estado sanitário da população, a distribuição das doenças na sociedade como processos de produção e reprodução social, a natureza das políticas de saúde, a relação entre trabalho e doenças ou agravos, entre outras questões.

Já enquanto prática, a saúde coletiva envolve iniciativas que têm como objeto as necessidades em saúde das populações e como atividades, as intervenções centradas nos grupos sociais e no ambiente.

Saúde engajada

O curso Os Pilares da Saúde Coletiva é organizado pela LASC, entidade que reúne membros dos cursos de Medicina, Odontologia e Fonoaudiologia da Faculdade de Odontologia de Bauru, da Universidade de São Paulo.

A liga promove cursos, encontros e debates em defesa do Sistema Único de Saúde e busca resgatar os princípios das primeiras ligas acadêmicas, construindo projetos de acordo com as necessidades da população.

Os interessados em participar da LASC devem participar do curso e ser alunos regularmente matriculados no campus da USP em Bauru. O edital para o processo seletivo de 2021 com mais informações sobre o ingresso à liga está disponível neste link.

Saiba mais em https://linktr.ee/lasc_uspbauru

.