E-book gratuito apresenta reflexões sobre saúde coletiva em tempos de pandemia

Publicação é resultado de diálogos de professores, pesquisadores e profissionais da saúde de todo o Brasil que atuam na defesa da saúde bucal como um direito da população

Livro aborda experiências em saúde coletiva pelo SUS – Foto: Divulgação/FMRP

.

A experiência em saúde coletiva durante a pandemia de professores de cinco universidades públicas brasileiras, além de pesquisadores, professores e cirurgiões-dentistas do Sistema Único de Saúde (SUS) de vários Estados, resultou no e-book Diálogos Bucaleiros: reflexões em tempos pandêmicos. Um dos organizadores é o pesquisador Roosevelt Silva Bastos, professor associado da Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB) da USP.

A publicação aborda a questão da saúde bucal, daí vem a palavra “bucaleiros” do título, mas inclui vários aspectos da saúde coletiva, seja com relação à epidemiologia, às ciências sociais, às políticas de saúde, e em suas intersecções. O livro está disponível gratuitamente na internet neste link e também terá uma versão em papel que pode ser adquirida aqui.

O livro foi uma iniciativa do Grupo Temático de Saúde Bucal Coletiva da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco) e nasceu das discussões realizadas em diversos webinários ocorridos durante o ano de 2020. O grupo atua na defesa da saúde bucal como um direito da população brasileira e o e-book foi produzido em um esforço colaborativo dos 43 membros, diante da dura realidade que a covid-19 apresenta para os profissionais da saúde.

Foto: Reprodução/ Pimenta Cultural
Roosevelt Silva Bastos, professor associado da FOB – Foto: Divulgação/FOB-USP

.
São 16 Diálogos e, entre eles, professores da FOB abordam o tema da epidemiologia e planejamento como dispositivo político em tempos de covid-19. Bastos esclarece que a epidemiologia deve servir de base para elaboração de estratégias para o enfrentamento de doenças e agravos que impactam a saúde de populações.

“O livro registra um momento histórico de grande preocupação de toda a sociedade quanto à pandemia de covid-19 e diversos capítulos focam esta temática, mas há grande relevância também quando pensamos na representação nacional dos autores contribuindo de quase todos os Estados brasileiros”, acrescenta o professor da FOB.

A publicação é dirigida aos profissionais da saúde mas os temas foram abordados com linguagem acessível ao público geral.

Para ver a publicação on-line acesse: www.pimentacultural.com/dialogos-bucaleiros

.

Texto adaptado de Marianne Ramalho / Assessoria de Comunicação da FOB-USP

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.